Académica Últimas Notícias..

 


Académica ganha Taça de Portugal de Basebol:

O Basebol da Académica de Coimbra venceu este domingo o primeiro título da época 2005, a Taça de Portugal de Basebol, que decorreu este fim-de-semana na cidade de Abrantes. Apesar de ter estado presente, praticamente em todas as finais, este título já escapava aos actuais campeões nacionais há 7 anos.
A segunda prova do calendário nacional de Basebol contou com a participação de cinco equipas distribuídas por dois grupos: Académica de Coimbra, Bravos do Luso e PAZ Basebol Clube no grupo A; Tigre de Loulé e Almada White Sharks no grupo B. No sábado, depois de um primeiro dia de competição relativamente calmo, a Académica qualificou-se como se esperava para a Final de domingo onde já tinha à sua espera os arqui-rivais Tigres de Loulé.
O jogo começou bastante mal para os estudantes que no final do primeiro inning (entrada) perdia já por 5-0. A reacção dos academistas não se fez esperar marcando o primeiro ponto no terceiro inning. Depois veio o momento que alterou o jogo em definitivo, o Home Run de Marco Marques que, anotando de uma vez só 3 pontos, deixou o resultado em 4-5 ainda para a equipa algarvia. Embalada por uma boa exibição e pelo público de Abrantes, a reviravolta apareceu no inning seguinte. Com o resultado parcial de 3-1, os estudantes passaram para a frente do marcador. Num verdadeiro jogo de paciência, a defesa da Académica e o seu lançador (pitcher), Edward Jeffery, controlaram o jogo de tal forma que os Tigres não mais voltaram a pontuar deixando o score final em 6-7 para a equipa de Coimbra.
Para a história ficam os jogadores que levantaram a Taça: José Dias, Emanoel Godinho, Edward Jeffery, Marco Marques, Sílvio Silva, Victor Cardoso, Dário Melo, Raul Oliveira, Ricardo Delgado, Marco Costa, Tiago Gonçalo, Pedro Queirós e Manuel Oliveira.
Os resultados da competição foram os seguintes:
Grupo A: Bravos Luso – PAZ B.C., 11-8; A.A.C. – Bravos Luso, 8-2; PAZ B.C. – A.A.C. 2-3. Grupo B:Tigres Loulé – Almada W.S., 4-0; Almada W.S. – Tigres Loulé, 1-13. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, os Bravos do Luso venceram os Almada White Sharks por 6-5. Final: Tigres Loulé – A.A.C., 6-7.


Académica ganha o primeiro jogo da época 2005
A Académica ganhou 6-20 este Domingo (13 de Março) o seu primeiro jogo particular desta época. O jogo realizou-se no renovado campo do PAZ Basebol Club em Loureiro – Oliveira de Azeméis.

Académica já conhece os adversários nas competições Europeias:

A Académica depois de reservar o seu lugar nas competições europeias, já conhece os adversários presentes na Cupwinner Cup Qualification, este ano a decorrer em Montpellier (FRA).

1 Académica de Coimbra (POR)
2 Cardinals Bern (SUI)
3 Montpellier Barracudas (FRA)
4 Kranjski Lisjaki (SLO)
5 Athletics Puhain (AUT)
6 Oskarshamn (SWE)

A competição vai ocorrer na semana de 13 a 19 de Junho.

Mudanças radicais no CNB2005:

Após decisão dos clubes na recente reunião da FPBS (29 Jan. 2005), o CNB vai ter algumas alterações em relação ao ano anterior. O campeonato será dividido em duas ligas: Liga A e Liga B.
A Liga A estará abrangida por um novo regulamento, mais rígido que o anterior, onde jogarão as equipas ditas mais fortes/competitivas, sendo a principal novidade a utilização de tacos de madeira.
A Liga B será a segunda liga onde estarão presentes as novas equipas e as equipas menos competitivas, sendo estas abrangidas por um regulamento menos rígido, à imagem do regulamento do ano anterior.
Estas mudanças serão com certeza muito benéficas para a Académica e para o Basebol Nacional de forma a tornar o campeonato mais competitivo.

Académica reserva o seu lugar na Europa

A Académica acabou de reservar o seu lugar no campeonato europeu de clubes (C.E.B. Cup Qualification Pool). A Académica ganhou o direito ao lugar no campeonato europeu depois de ter ganho o campeonato nacional 2004. Com a próxima época aproximando-se e o campeonato europeu no calendário a próxima época vai atarefada para os campeões. Fiquem atentos para mais informações do progresso na Europa.

Académica ganha o Campeonato

Depois de uma longa e competitiva época a decisão do campeonato ficou adiada para o ultimo jogo do campeonato entre a Académica de Coimbra e a Universidade de Aveiro.
Aveiro trazia para o jogo decisivo uma vantagem de 4 pontos sobre a Académica do jogo da primeira volta do campeonato. A Académica passou para a frente do marcador logo desde o início do jogo e não mais o abandonou. O jogo estava renhido e à entrada do 7º ining, ultimo do jogo, a Académica liderava apenas por 3 pontos graças a um Home Run por Marco Marques. O primeiro ponto desse ining foi marcado por Vítor Cardoso e impulsionado por Sílvio Silva, tendo ficado este último representando o ponto da vitória na 3ª base com 1 OUT. Ao taco estava Ricardo Delgado que com um batimento para o chão se sacrificou impulsionando assim o ponto da vitória. O Campeonato estava apenas a 3 OUTS de distância. Os últimos 3 batedores de Aveiro foram eliminados consecutivamente, incluindo um espectacular “Fly out” por Marco Costa. O jogo acabou com um “Strike out” deixando o título de Campeões do CNB 2004 para a Académica de Coimbra.
Edward Jeffery , lançador da Académica, foi o Lançador Vencedor (WP) deste jogo.

Veja as classificações do campeonato aqui...
Veja todos os resultados dos jogos do CNB
aqui...

  Académica chega à final da Taça de Portugal.

No primeiro jogo a Académica defrontou os White Sharks de Almada. A Académica tomou controlo do jogo e este nunca foi desafiado. No início do 4º ining, Home Runs consecutivos por Marco Marques e Edward Jeffery ajudaram ao dilatar do resultado. Os White Sharks tiveram dificuldades para conter o ataque da Académica e retiraram-se do jogo no 6º ining antes do seu final, deixando a Académica na final para defrontar os Tigres de Loulé.

 

Estatísticas 2004

As estatítsticas do CNB 2004 foram lançadas e podem ser encontradas aqui...